#OrePeloMundo
"Orando em todo o tempo..."
Efésios 6: 18

Aprendendo a orar



Para alguns de nós, orar pelo mundo vem tão naturalmente como respirar. Já outros de nós cresceram muito mais acostumados a analisar eventos mundiais, ou se preocupar com eles, ou ignorá-los completamente. Mas compartilhar a obra de Deus no mundo significa compartilhar também Suas orações pelo mundo. Se você é novo neste tipo de oração, ou está esperando aprofundar suas orações mundiais, convidamos você a se juntar a nós nesta jornada para a Oração Mundial.

Como todas as boas jornadas de descoberta, os passos devem ser tomados lentamente, tentando cada um por algumas semanas ou alguns dias, escutando atentamente a alegria de Deus orando dentro de você enquanto você percorre a jornada.


1. Observe

Comece por conhecer a si mesmo: Que tipo de notícia você recebeu? Local, nacional, internacional...? Que problemas ocupam o seu coração? O que faz você ficar irritado, ou te deixa sem energia ou com medo? Quando você quer ignorar completamente a notícia? Como você ora?



2. Vítimas

Ore pelos desastres do mundo: vítimas de inundações, vulcões, terremotos, acidentes de aviação, epidemias, ondas de crimes. Países devastados pela guerra. Aqueles que morreram, aqueles que ficaram sem casa ou com fome ou sem aqueles que amam. Ore por segurança e paz.



3. Inimigos

Jesus ordenou que amássemos nossos inimigos. Mas como podemos amá-los, se não orarmos por eles? Ore por tiranos, ditadores e opressores; Abusadores, criminosos, os descuidados e os depravados. Ore por aqueles que desprezamos. Confie em Deus para amá-los, também, com todo o Seu coração.


4. Heróis

Em cada catástrofe há aqueles que se destacam como heróis e socorristas. Mas há também milhões de heróis desconhecidos. Além disso, aqueles que nunca se envolvem em violência ou crimes, e aqueles que ouvem a notícia e renovam seu compromisso de se opor a tudo o que é prejudicial ou degradante. Dêem graças e regozijem-se!


5. Graça

Depois do holocausto na Alemanha nazista, isso foi encontrado em um pedaço de papel: "... Senhor, lembre-se dos frutos que compramos graças a este sofrimento - nossa camaradagem, nossa lealdade, nossa humildade, nossa coragem, nossa generosidade, Coração ... " No meio do desastre, procure a graça de Deus.


6. Líderes

Ouvimos sobre eles. Nas reuniões de cúpula. Assumindo um país. Traçando guerras, pedindo paz. Levando uma recuperação econômica, tecendo a religião na vida pública. Líderes políticos, chefes de grandes corporações, cientistas, líderes religiosos. Toda a sabedoria é tua, Senhor. Mostre para eles.


7. Comum

Mesmo enquanto oramos pelos líderes, não esqueçamos as pessoas comuns. Crianças em jogo. Trabalhadores, ricos e pobres igualmente. Recém-casados e aqueles casados há muito tempo. Os idosos. Os coletores de lixo e os agricultores e os que trabalham nas lojas. Ore por todas as pequenas alegrias e tristezas de todas as pessoas na vida diária.


8. Lacunas

É hora de começar a notar as lacunas na notícia. As principais questões e desastres do ano passado- o que está acontecendo agora? A fome que tem acontecido por tanto tempo, "estações de alimentação" são tomadas como garantidas. Os países que nunca fazem isso em nossas notícias. Abra nossos olhos, Senhor, para orar onde somente seu coração vê.


9. Ao lado

Muitas vezes são as imagens visuais nas notícias que nos assombram. Escolha uma dessas imagens e mantenha essa pessoa ao seu lado. Sentando ao seu lado na igreja e no comboio de comunhão. Partilhando o seu estudo bíblico. Ajoelhando-se com você para orações na hora de dormir. O que a Palavra de Deus diz sobre o seu próximo?


10. Símbolos

Nossas vidas diárias muitas vezes interferem em nossa intenção de orar. Mas essas "distrações" podem tornar-se apontadores para a oração. Considere a seca e inundações, por exemplo. Você poderia deixar que cada gota de água que você bebe, ver ou toca, em cada momento, seja uma oração para Deus curar a terra ferida?


11. Correspondência

Orar com o coração de Deus significa combinar orações com ações. Para deixar o amor que você conhece, espalhe-o, como quando você dá presentes para aqueles que você ama, ou como você se envolve com coisas que te dão prazer em fazer. Você pode dar um presente de valor por correspondência para aqueles que estão em necessidade? Pense nisso - você saberá se isso é algo que você deveria fazer.


12. Comunhão

Ao nos aprofundarmos na oração, chegamos a saber que isso não é apenas algo que fazemos sozinhos, mas um círculo de comunhão que se estende por todo o mundo. Ofereça suas orações para o mundo em voz alta em grupos de oração e na igreja, convidando outros a compartilhar essa jornada com você. Senhor, abre os nossos lábios, e as nossas bocas proclamarão o teu louvor!



© Ministério OrePeloMundo

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato ou canal, desde que adicione um link para esta postagem, não altere o conteúdo original e não venda o material ou acesso ao material.

Favor incluir a seguinte declaração em qualquer cópia distribuída: © Ministério OrePeloMundo. Site: www.orepelomundo.com